sábado, 24 de janeiro de 2009

Mini-biografia de Craveirinha no final de Karingana ua Karingana

Imagem: Craveirinha, de Júnior Lopes

José João Craveirinha
28.5.1922 – 6.2.2004 – Poeta Moçambicano

Os seus restos mortais repousam na cripta da Praça dos Heróis, em Maputo, capital de Moçambique.

Sendo um autodidacta, exerceu a profissão de jornalista, tendo usado vários pseudónimos, designadamente, José Mangachane, Mário Vieira, J.C., Jesuíno Cravo, Abílio Cossa, António Sousa.

Iniciou a sua profissão como jornalista no O Brado Africano e posteriormente trabalhou e colaborou, respectivamente, no Notícias, Notícias da Tarde, A Tribuna, A Voz de Moçambique, Notícias da Beira, Voz Africana, O Cooperador, Revista Nova e Revista Tempo.

Foi funcionário público, desportista, associativista, ensaísta e folclorista. Na década de 50 desempenhou um papel de relevo na Associação Africana, chegando a ser Presidente desta agremiação no início dos anos 60.

Recebeu importantes prémios dos quais se destacam «Prémio Alexandre Dáskalos» (1962), «Prémio Nacional de Itália» (1975), «Prémio Lótus» (1983), «Prémio Camões» (1991), tornando-se o primeiro autor africano a ser galardoado com o prémio mais importante da Língua Portuguesa, «Prémio Voice of Africa» da Ordfront Publishing House (Suécia, 2002).

Foi o primeiro moçambicano a ser agraciado com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade Eduardo Mondlane em 2002.




Nenhum comentário:

Postar um comentário