sábado, 31 de outubro de 2009

Jesusalém - Livro Um - A Humanidade

A HUMANIDADE

Sou o único homem a bordo do meu barco.
Os outros são monstros que não falam,
Tigres e ursos que amarrei aos remos,
E o meu desprezo reina sobre o mar.

[...]
E há momentos que são quase esquecimento
Numa doçura imensa do regresso

A minha pátria é onde o vento passa,
A minha amada é onde os roseirais dão flor,
O meu desejo é o rastro que ficou das aves,
E nunca acordo deste sonho e nunca durmo.


(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Para introduzir o Livro Um, Mia Couto escolheu uma autora que já comentamos aqui no Lusovox. Sophia é sempre profunda e consegue atingir todos os estados de consciência!

Um comentário:

  1. Cheguei aqui ao sabor do acaso e encantei-me com o que vi e li. Sou professora de literatura e, como tal, fascinada pelo universo das palavras. A partir de agora virei sempre aqui. Parabéns!
    Um abraço

    ResponderExcluir