segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lusovox

Primeiro post é sempre difícil! Mas vamos lá!

Vivo entre três mundos que se confundem em um só. Brasileira, convivendo com muitos portugueses (inclusive o marido) e morando em Moçambique. São culturas extremamente diferentes, visões de mundo diversas e modos de viver que não se encaixam em nada. Mas há um laço forte que une estes três povos, o brasileiro, o português e o moçambicano (ou o africano lusófono) - a LÍNGUA PORTUGUESA.

Estudante de Letras no Brasil, conhecia obrigatoriamente a literatura brasileira e a portuguesa. Quando me mudei para Moçambique, fui apresentada à literatura africana de língua portuguesa e fiquei encantada. Sou, assim, uma apaixonada pelas leituras, pela língua.

Espero, neste espaço, dividir um pouco dos meus descobrimentos sobre estas literaturas e esta língua (ou terei de dizer «estas línguas», uma vez que, apesar de sua base comum, que as torna numa só, têm peculiaridades próprias...).

E não espero, QUERO que gostem do que aparecer por aqui.

Se gostarem - ou não gostarem - digam, comentem, xinguem!!! Estejam à vontade!!!

4 comentários:

  1. Querida Aline
    Sou Lucia, irmã da grande poetisa Alma Welt, que acabas de descobrir lá no nosso blog de maneira que me emocionou. Ao visitar-te e saber que és uma cultora da língua e da literatura, mais valorizei ainda o teu lindo comentário.
    E pensar que estás aí em África, tão longe, um oceano a separar-nos e... tão perto. Que milagre, o da nossa época!...
    E o teu nome... Recordou-me a bela Aline, modelo paulistana que foi paixão da Alma e para quem ela escreveu um conto ("Aline", dos "Contos da Alma", de Alma Welt- Editora Palavras & Gestos, São Paulo 2004)e muitos e belos sonetos contando a tumultuada estória delas, que está inclusive no romance "a Herança". (Vide www.almaweltromances.blogspot.com)

    Vou mergulhar também no teu blog,
    depois comento.
    Grande abraço transatlântico

    da Lu

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline. Obrigado pelos seus comentários ao meu blog. Dei uma olhada nos seus, e nos que você participa como colaboradora, todos muito bons e interessantes. Mas me interessei mais por este, que diferente dos outros me chamou a atenção pelo fato de você estar em contato com esta variante do português em moçambique. Eu, particularmente, sei o básico da lingua, os trabalhos mais elaborados que faço escorrem pelo filtro da minha corretora (das letras). Gostaria, inclusive, de saber mais sobre como é a literatura em moçambique, "o que varia da nossa metodologia?", deve ser muito interessante. Ficarei de olho no seu blog, para as posteriores postagens que você fará. Espero, com isso, estar sanando em parte minhas divagações sobre esse assunto. Bom inicío. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Aline! Sucesso e longevidade é o que eu desejo, sendo assim... seja bem-vinda.

    Visite e comece a seguir a página oficial do projeto S.U.P.R.A. Vida Secular! Está feito o convite para conhecer toda a musicalidade do meu modesto sítio.

    > www.supravidasecular.blogspot.com

    Desde já, agradeço por sua atenção!!!

    ResponderExcluir